FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Ajuda Humanitária

A inclusão do tema Emergências/Ajuda Humanitária na atuação institucional da FLD deu-se em 2011, a partir do vínculo com a Aliança ACT (Action by Churches Together), uma associação global de igrejas e organizações relacionadas a igrejas. 

Assim como a FLD, ACT é dedicada à erradicação da pobreza, injustiça e à defesa dos direitos humanos. Sua atuação integra a promoção do desenvolvimento a longo prazo, a ajuda humanitária em situações de emergências e catástrofes e o envolvimento em incidência pública.

A atuação da FLD se dá especialmente, em parceria com sínodos e comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e com apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa - AIN, nas áreas de apoio psicossocial e de apoio a iniciativas de retomada de desenvolvimento pós-catástrofe, como projetos de geração de trabalho e renda, entre outros identificados pelas comunidades locais.

Ao se ocupar com esta temática, existe igualmente a necessidade de conhecer melhor a capacidade do Estado em responder a situações de emergência no Brasil, sobretudo através da Defesa Civil. Atuar em resposta a emergências implica cobrar que as políticas públicas e a atuação do Estado sejam efetivas, também na disponibilização de recursos financeiros, humanos e técnicos.

    

Documentos de referência: 

Documentos Brasil: 

Aliança ACT:

APBC: