FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Compromissos Ecumênicos

No âmbito global, a FLD é membro da Aliança ACT (Ação Conjunta das Igrejas), criada em 2010. A Aliança ACT é uma associação global que reúne igrejas e organizações vinculadas a igrejas, dedicada à erradicação da pobreza, à superação de injustiças e à defesa dos direitos humanos. Além de atuar na área de Emergências/Ajuda Humanitária, ACT promove projetos e iniciativas de desenvolvimento sustentável e de incidência pública.

No Brasil, a FLD participa do Fórum Ecumênico Brasil (FE), que reúne representantes dos Conselhos de Igrejas (CONIC e CLAI Brasil), das igrejas-membro do CONIC e do CLAI Brasil, de organizações ecumênicas, de organizações diaconais e de redes ecumênicas.

A partir da experiência do FE Brasil e da filiação de organizações brasileiras e latino-americanas na Aliança ACT, foi criado o Fórum Ecumênico Latino Americano (FE Sul). O FE Sul é reconhecido como o fórum latino-americano da Aliança ACT.

A FLD também integra o Processo de Articulação e Diálogo (PAD) de Agências Ecumênicas Europeias e Entidades Parceiras no Brasil.