FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Educação para a Solidariedade

O projeto Educação para a Solidariedade é uma das iniciativas da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) - inspirado no trabalho desenvolvido pela organização norueguesa Human Education International (Hei Verden) - e consiste na conscientização, mobilização e apoio a projetos sociais. A FLD acredita que a sensibilização através de práticas de educação é uma forma de motivar pessoas e grupos para se responsabilizarem por mudanças estruturantes na sociedade.

O projeto Educação para Solidariedade tem seu lugar na comunidade escolar, envolvendo estudantes, educadoras e educadores, famílias e demais funcionárias e funcionários em desafios de dialogar e vivenciar diferentes contextos sociais, muitas vezes invisíveis à vida institucional de uma escola.

O princípio do projeto está na cooperação e na participação sensível e consciente. Cooperar é também juntar saberes e práticas que são empoderadas ao voltarem-se para focos comuns, aproximando projetos existentes e fortalecendo redes e ideias que necessitam de apoio para terem melhores resultados.

A sensibilidade solidária se apresenta como um princípio ético no enfrentamento das violências socioeconômica, étnica, cultural, ambiental, religiosa e de gênero. A escola é um espaço de diversidades e também de conflitos e de possibilidades concretas para o desenvolvimento de práticas libertadoras, inclusivas e capazes de promover mudanças em pessoas e territórios.

Novas referências de relações humanas e sociais podem ser experimentadas a partir da solidariedade pensada como uma ação coletiva, planejada e construtora de uma outra consciência frente ao consumo, às relações de gênero, à violência, a movimentos e grupos sociais e à diversidade como patrimônio cultural e social, por exemplo.

Por isso, a necessidade de fomentar a sensibilidade solidária como valor ético nas relações sociais e fomentador de vontades para transformar, mudar, participar das necessidades do contexto social onde vivemos.