FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Novo Conselho Deliberativo da FLD assume mandato para o período 2018-2022

10-05-2018

Integrantes do novo conselho da FLD 

Integrantes do novo Conselho Deliberativo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) tomaram posse para o mandato 2018-2022, durante a XIX Assembleia, realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Porto Alegre (RS). Também tomaram posse a nova Presidência do Conselho, a nova Diretoria da FLD e o Conselho Fiscal, sob a condução da pastora Silvia Genz, pastora primeira vice-presidenta, que levou a saudação da Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), e do pastor Altemir Labes, secretário adjunto para Missão e Diaconia. Labes faz parte do conselho como membro nato, representando a Secretaria Geral da IECLB, juntamente com a coordenadora de Diaconia da IECLB, Carla Jandrey, e com o representante do Conselho da Igreja da IECLB, Paulo Edgar Trapp.

As novas conselheiras e conselheiros, indicados pelos sínodos da IECLB, são: Brasil Central, Soliana Schneider; Centro Campanha Sul, Lisani Christmann Landskren; Centro-Sul Catarinense, João Bartsch; Espírito Santo a Belém, Willa Buecker; Mato Grosso, Elair Schanoski; Nordeste Gaúcho, Alecio Patzlaff; Noroeste Riograndense, Fábio Bernardo Rucks, Norte Catarinense, Rudiberto Gaedke; Paranapanema, Darclê Susan Westphal Cunha; Planalto Rio-grandense, Roselaine Plentz Wolter; Rio dos Sinos; Eloí Siegert Peter; Rio Paraná, Harri Behling; Sudeste; Herbert Emil Knup; Sul-Rio-Grandense, Felipe Zarnott Menezes; Uruguai, Cleci Terezinha Koch; Vale do Itajaí, Tatiane Gaulke; e Vale do Taquari, Ronald Markus. Os conselheiros dos sínodos Norte Catarinense, Rio Paraná e Vale do Taquari justificaram sua ausência.

Depois da posse, foram eleitas a Presidência do novo conselho: Alécio Patzlaff,  do Nordeste Gaúcho, presidente, e Soliana Schneider, do Brasil Central, vice-presidenta; a nova Diretoria, composta por: Eloí Siegert Peter, do Rio dos Sinos, presidenta; Fábio Bernardo Rucks, do Noroeste Riograndense, vice-presidente; Herbert Knup, do Sudeste, secretário; Tatiane Gaulke, do Vale do Itajaí, vice-secretária; Cleci Terezinha Koch, do Uruguai, tesoureira; e Felipe Zarnott, do Sul-Rio-Grandense, vice-tesoureiro; e o Conselho Fiscal: titulares, Grasiella da Silva Coimbra, Graziele Damasceno Scherer e Valério Weirich; e suplentes, Alci Saick, Fábio Machado Silva, Lodi Uptmoor Pauly.

A Presidência e a Diretoria que acompanharam a FLD até agora, assim como integrantes do antigo conselho, receberam agradecimentos da equipe da FLD-COMIN-CAPA no momento da sua despedida. A secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, lembrou que Valmi Becker, que deixou a Presidência da Diretoria, foi a primeira mulher a ocupar o cargo na organização.

A Assembleia foi precedida pelo seminário Diaconia Transformadora e Incidência Pública na perspectiva dos 500 anos da Reforma, que aconteceu no dia 8, com assessoria da diácona e professora Márcia Paixão, e da pastora e professora Claudete Beise Ulrich. No dia 9, a assembleia teve a apresentação, avaliação e aprovação dos relatórios Narrativo e Financeiro e do Planejamento e Orçamento, e a aprovação da Política de Justiça Socioambiental, elaborada por um grupo de trabalho definido na última assembleia, composto por pessoas da equipe da FLD, COMIN e CAPA.